domingo, 6 de abril de 2008

Fichamento de Artigo

Id: 336637

Autor: Parolin, Mônica Beatriz; Coelho, Júlio Cezar Uili; Igreja, Mauro da; Pedroso, Maria Lúcia; Groth, Anne Karoline; Gonçalves, Carolina Gomes.

Título: Resultados do transplante de fígado na doença hepática alcoólica / Outcome of liver transplantation in patients with alcoholic liver disease

Fonte:
Arq. gastroenterol;39(3):147-152, jul.-set. 2002. tab.

Idioma: Pt.

Resumo:
RACIONAL: O transplante de fígado é aceito como modalidade terapêutica efetiva nas doenças hepáticas avançadas, incluindo a cirrose alcoólica.
OBJETIVO: Avaliar os resultados do transplante hepático em pacientes com cirrose alcoólica no Programa de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.
PACIENTES E MÉTODOS: Análise retrospectiva dos pacientes com cirrose alcoólica submetidos a transplante hepático no Serviço de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná entre setembro de 1991 e janeiro de 2001. Todos os candidatos apresentavam período de abstinência de álcool > 6 meses antes do transplante. A identificaçäo do consumo de álcool no período pós-transplante hepático baseou-se em: (1) informaçöes fornecidas pelo paciente e/ou familiares, e/ou (2) anormalidades bioquímicas sugestivas de consumo abusivo de álcool associadas a anormalidades histológicas compatíveis com lesäo pelo etanol. RESULTADOS: Vinte adultos com cirrose alcoólica (19 homens e 1 mulher) com mediana de idade de 50 anos (29-61 anos) foram submetidos a transplante hepático, correspondendo a 13,8 por cento das indicaçöes de transplante hepático em adultos. Em 30 por cento dos pacientes (6/20) houve associaçäo com hepatite viral crônica, e em 1 caso (5 por cento) presença de hepatocarcinoma. A maioria dos pacientes apresentava disfunçäo hepática grave no pré-transplante (75 por cento Child C). A mediana do tempo de abstinência pré-transplante foi de 24 meses (9 a 120 meses). A mediana do tempo de seguimento pós-transplante foi de 14 meses (1 a 66 meses). A sobrevida do paciente em 1 e 3 anos após o transplante hepático foi de 75 por cento e 50 por cento, respectivamente. As principais complicaçöes observadas foram: rejeiçäo aguda (n = 8; 40 por cento), rejeiçäo crônica (n = 1; 5 por cento), trombose da artéria hepática (n = 3; 15 por cento), complicaçöes biliares (n = 3; 15 por cento) infecçäo por citomegalovírus (n = 4; 20 por cento), infecçöes bacterianas e fúngicas (n = 9; 45 por cento). A incidência detectada de recidiva do consumo de álcool foi de 15... (AU)

Descritores:
Transplante de FígadoCirrose Hepática Alcoólica/cirurgia
-
Transplante de Fígado/mortalidadeCirrose Hepática Alcoólica/mortalidadeResultado de TratamentoEstudos RetrospectivosAnálise de SobrevidaComplicações Pós-Operatórias/epidemiologiaAlcoolismo/complicaçõesRecidivaBrasil/epidemiologia
Limites:
HumanosMasculinoFemininoAdultoMeia-Idade
Responsável:
BR1.1 - BIREME
Referência:
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

Comentario:
Esse artigo é de grande importância, pois refere-se ao tratamento cirurgico da cirrose hepática, que se trata do transplante de fígado, um estudo com pacientes portadores de cirrose hepática alcoolica demonstra que esse tratamento pode ser utilizado também nesses casos. Não coloquei o trabalho completo pois é muito grande, mas se encontra no link acima.

Nenhum comentário: